segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Gran Torino


Clint Eastwood volta outra vez dirigindo e estrelando mais um filme, Gran Torino. Clint é Walt Kowalski um homem de idade, viuvo e veterano de guerra. Duro, rigido e preconceituoso Kowalski não poupa ninguem de sua rudeza e seus comentarios rispidos e ingratos. Viuvo recentemente tudo o que quer é ficar em paz em sua casa e em companhia de sua cadela Daisy.

Kowalski é vizinho de imigrantes hmong e por ter uma postura rigida e inflexivel, ele não aceita muito bem sua vizinhança ao ponto de evitar ao maximo o minimo contato com eles. Quando o jovem Thao, filho dos vizinhos de Kowalski tenta roubar a "reliquia" de Walt, um Gran Torino que o mesmo tirou na linha de montagem quando trabalhava na Ford, Walt impede o roubo chamando a atenção de toda vizinhança.

Envergonhados pela atitude de Thao, a mãe e a irmã de Thao; Sue, pedem para que Walt aceite como forma de desculpa pelo acontecido que Thao trabalhe para ele por uma semana. Relutante Walt aceita e acaba tomando gosto pelo garoto que demonstra ser um rapaz inteligente e esforçado, precisando ser somente lapidado. Walt fica sabendo que Thao é perseguido pela gangue de seu primo e que tentou roubar o Gran Torino contra sua vontade.

Decidido a dar um basta na gangue que não deixavam Thao e sua familia em paz, Kowalski dá um recado a um membro das gangues dizendo para que deixem a vizinhança em paz. Recado dado, porem não cumprido, no mesmo dia a gangue ataca a casa de Thao com metralhadoras e mais tarde Sue, aparece violentada.

Não aceitando mais esse vilipendio Walt, que já estava aparentemente com cancer pulmonar decide dar sua ultima cartada. Mas antes ele despede de seus amigos, habitos e sua cadela de uma forma singular e pessoal. Na frente da casa da gangue Walt Kowalski chama a atenção dos criminosos, atenção essa que se estende por toda vizinhança. Ele puxa um cigarro e pede se alguem da gangue tem fogo, Walt procura seu isqueiro em dos bolsos de sua jaqueta, antes mesmo de tirar a mão, ele já estava caido no chão alvejado pelas balas. Mas o crime não passa impune devido as testemunhas...


De uma forma geral Gran Torino é um filme que começa com a morte e termina com ela. Mas o que importa é o que temos em vida, sentimentos e valores como : Coragem, Honra, Honestidade, Amizade e Integridade. Não se leva nada na vida, apenas se deixa exemplos e escolhas...




Um comentário:

[ Dk ] Mateus disse...

Tá na lista! ;) Valew pela dica.