segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Crítica: Turma da Monica Jovem


As vezes é necessário inovar mesmo tendo a formula secreta do sucesso. Mas como o mundo é irônico e cheio de surpresas, certas inovações boas não decolam, enquanto outras que são totalmente ridículas decolam no melhor estilo “ao infinito e além”. Esse é o caso de Turma da Mônica Jovem, uma linha de historias em quadrinhos da Mônica voltada para o publico adolescente, pré-adolescente talvez...Mas agrada mais crianças do que adolescentes.


A chamada da primeira edição na capa diz “Eles cresceram” só se for de tamanho, porque as idéias ainda têm forte base nas historias clássicas. Outra chamada “Em estilo mangá”, um erro absurdo, porque se fosse em estilo manga mesmo a ordem de leitura seria ao contrario como os mangás originais, mas eles apenas se prenderam ao traço e ao papel jornal em preto e branco. Os temas das histórias infantilizado ao extremo, o que é triste, pois garanto que daria pra fazer boas histórias com temas atuais e adolescentes. Estranhos no Paraíso é uma boa prova disso. Mas não, Mauricio de Souza faz questão de deixar sua Mônica infantil e irritante.


Por fim, ao ler as três primeiras edições tive uma decepção, em nenhum momento essa turma da Mônica “teen” supera a turma da Mônica original. A turminha com suas historinhas despretensiosas e até muitas vezes repetidas agradam mil vezes mais do que esse novo estilo. Mônica Teen é pra adolescente em crise que não sabe o que quer, não sabe o que vai ser, tem medo de crescer e assiste malhação (háhá me apedrejem, mas é verdade).


Mas não há como negar o enorme sucesso, a primeira edição esgotou sendo que teve que ser impressa novamente para atender a demanda. Ponto positivo para Mauricio de Souza, ponto negativo para pessoas que anseiam por novidades nacionais. Legal foi mesmo ver a Mônica e a Magali gostosinhas...Fora isso, Lixão não reciclável. Aposto que nem o Capitão Feio queria isso em suas pilhas tóxicas de lixo !!!

2 comentários:

[ Dk ] Mateus disse...

Concordo em gênero, número e grau. Fiquei constrangido quando li o primeiro da nova turma teen... rapaz... lixo!

Abraço!

Anônimo disse...

Assino em baixo.